XIX Simpósio de Prevenção do Suicídio abre o Setembro Amarelo da AMP
Um dia antes da data dedicada ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), a Associação Mineira de Psiquiatria, em parceria com o Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG, realizou o XIX Simpósio de Prevenção do Suicídio. O evento, realizado no salão nobre da Faculdade de Medicina, abriu as comemorações do Setembro Amarelo em Minas Gerais e contou com a participação de palestrantes, quase todos pertencentes ao Departamento de Psiquiatria da faculdade.
Profissionais da área da saúde mental presentes avaliaram como bastante positivo o encontro, com novidades nos estudos dos distúrbios que levam ao suicídio, hoje considerado um problema de saúde pública no Brasil. “Comportamento suicida no ciclo da vida” foi o tema da primeira mesa de discussão, aberta com as palestras “Comportamento Suicida do Idoso” e “Comportamento suicida na infância e na adolescência”, proferidas respectivamente pelos psiquiatras Bernardo Viana e Paulo Brasil.
Na segunda mesa, o tema “Comportamento suicida” teve como coordenadora a psiquiatra Maila Castro, que palestrou sobre o “Comportamento suicida e as diferenças de gênero”. “O comportamento suicida em estudantes de medicina” foi o sub-tema proferido por Guilherme Oreficed e Vivian Zicker, do grupo Gaes da UFMG, falou sobre o apoio aos enlutados.